AVF coloca Vacaria novamente no mapa do futsal gaúcho

 

 

Depois de quase três décadas Vacaria volta a aparecer no mapa do futsal gaúcho com a Associação Vacaria de Futsal (AVF) na disputa do Gauchão de 2021.  A jovem equipe formada por um grupo de amigos vem colecionando conquistas importantes em curto espaço de tempo. Esta ascensão surpreendeu a todos no Estado. Em 2018 foi campeã da Copa Lagoa. Já no primeiro ano de disputa da Liga Gaúcha 3 obteve o acesso a Liga 2.  Em 2019 mais um degrau foi alcançado com passagem para a Liga Unificada de 2020. E agora este ano se prepara para mais uma façanha entre as maiores equipes do futsal gaúcho e brasileiro. A competição de alto nível impôs uma série de mudanças na gestão da AVF. O presidente Esio dos Santos conta agora com um staff de dirigentes cuidando de cada uma das áreas, que são exigidas para a disputa de um campeonato desse nível. “Tivemos que mais do que dobrar os integrantes da comissão técnica, buscar mais patrocinadores, praticamente montar uma estrutura profissional de um ano para outro”, destaca.  São em torno de 40 pessoas envolvidas em todo o mecanismo de funcionamento da equipe. Para esta temporada a AVF passou a ter entre os profissionais  dois fisioterapeutas, nutricionista, médicos, analista de desempenho, psicólogo  e a casa do atleta. “Optamos por alugar essa casa e colocar os que vieram de fora, quase metade do plantel está alojada neste espaço, facilita a alimentação e reduz custos se fosse pagar aluguel para cada um dos jogadores”, comenta o presidente. De acordo com Esio dos Santos, a estimativa é que sejam necessários R$ 800 mil para os oito meses de competição. “Estamos sempre em busca de mais parceiros para que possamos ir até o final do campeonato oferecendo as condições necessárias para nossos jogadores”. Uma das dificuldades será a ausência de torcida no ginásio do DMD pelo menos nas primeiras rodadas do Gauchão de Futsal. “Temos uma projeção de que com os ingressos poderíamos ter um acréscimo de até R$12 mil na receita no mês, mas isso não poderemos contar”, salienta o dirigente.

A expectativa da direção e comissão técnica da AVF é que a equipe se classifique para os playoff do campeonato. Serão 18 jogos decisivos para que este objetivo seja alcançado. No grupo estão adversários de tradição no futsal gaúcho como Uruguaianense e Atlântico. “Vamos enfrentar equipes muito fortes mas temos também qualidade para esses confrontos”, destaca o presidente. Na semana que vem será lançado o uniforme novo da AVF. Já estão sendo comercializados  bonés e máscaras da equipe.

O comandante da equipe dentro de quadra

Jair Ferreira Borges Júnior, 38 anos, está diante de um dos maiores desafios de sua carreira como treinador de futsal. Já com experiência de comandar equipes em todos os outros níveis de competição chega em 2021 com a missão de fazer a AVF seguir  no caminho das conquistas.  Júnior já treinou as equipes sub-20 do Lagoa Futsal, Atlético de Lagoa Vermelha e AMF de Muitos Capões e depois a AVF., Também tem uma efetiva participação com as categorias de base. Em 2015 fez estágio para treinador com Marquinhos Xavier na ACBF, em 2016 cursos com Paulinho Sananduva e 2019 com André Bié treinador do Corinthians futsal.  Ele conhece cada um dos atletas que terá à disposição no elenco desta temporada, a maioria está junto desde o início da trajetória da AVF.  Jair Borges Junior destaca que algumas características ele não abre mão em suas equipes. “Sempre priorizo uma forte marcação, posse de bola dentro do modelo de jogo proposto, buscar sempre uma boa aproximação para dar qualidade ao passe, um pivô de referência além de um goleiro que tenha o recurso de sair jogando com os pés”, observa.  O grupo formado pela direção da AVF este ano teve aval da comissão técnica e o primeiro aspecto a ser observado foi a de manter o maior número possível de atletas do ano passado. “Trouxemos reforços para algumas posições que apresentam maior déficit de reposição e todos passaram por uma avaliação”, comenta Júnior.

As lideranças da equipe

O grupo é formado por 19 atletas que estão treinando diariamente na academia e no ginásio de esportes do DMD. Entre os destaques do time estão dois atletas que nasceram em Bom Jesus mas que ganharam projeção no Estado atuando em várias quadras de futsal e até nos  gramados. O ala/pivô Betinho,35 anos, é um dos maiores artilheiros dos últimos anos. Em uma edição do campeonato Indústria e Comércio chegou a marcar 35 gols. No campo teve uma passagem pelo Glória em 2015 quando o Leão da Serra obteve acesso a Série A.  Defendeu equipe de Nova Pádua e lá foi artilheiro por três temporadas consecutivas somando 75 gols.  Betinho está na AVF desde a fundação da equipe e já soma 30 gols marcados em jogos oficiais. “A expectativa para este ano é a melhor possível este ano, jogos muito difíceis mas nosso grupo é competitivo e muito unido, a amizade é muito forte”, ressalta Betinho.  Ele acrescenta que os novos atletas que chegaram irão agregar muito ao grupo. “Todos foram bem recebidos e já estão entrosados. Quem vai retornar a defender a AVF é o ala Dionata, 29 anos, que também é natural de Bom Jesus. “Comecei lá nas escolinhas do Caturra e do Padilha”, destaca o atleta que tem um currículo de passagens por importantes times do futsal gaúcho. Iniciou a carreira com 14 anos de idade na base da ACBF em Carlos Barbosa. Depois jogou pelo Arsenal de Não-Me-Toque, Juventude de Caxias, Guarany de Espumoso, AMF de Marau, Lagoa Futsal e Uruguaianense. Em 2013 foi o artilheiro da Copa Alto Jacuí com 15 gols.  Ele destaca que optou pela AVF por entender que é uma equipe nova com muitas boas perspectivas, além de ser um grupo qualificado. “Venho para ajudar mais uma vez,  tenho experiência mas sempre há espaço para aprender com os demais”, ressalta. Ainda deverão ser contratados mais dois pivôs e um goleiro.

O plantel:

Goleiros: Helisson, Vini, Luciano

Fixos: Diogo, Luan, Tobias,Gustavo, Gabriel,

Alas: Alafen, Dionata, Ceará, Penayo, Luis Felipe, Osny, Salib

Alas/pivôs: Betinho, Vini

Pivôs: Gian, Marcelinho

A competição

O Gauchão de Futsal 2021 iniciará dia 05 de junho e a final prevista para dezembro. A primeira rodada será divulgada na semana que vem. A AVF realizará nos próximos dias pelo menos quatro amistosos.  As equipes jogam dentro dos grupos, em turno e returno. Os oito primeiros de cada chave vão para as oitavas de final; o último de cada grupo é rebaixado. Nesta quinta-feira,29, foram confirmadas mais duas equipes na competição: SERCESA (Carazinho) SER Canoense (Canoas).

Na Chave A: AMF (Marau), AFUCS (Seberi), Lagoaa EC (Lagoa Vermelha), Horizontina (Horizontina), Uruguaianense ( Uruguaiana), SASE (Selbach), AVF (Vacaria), Atlântico (Erechim) e Passo Fundo Futsal (Passo Fundo) e SERCESA (Carazinho).

Na Chave B: SER Itaqui (Itaqui), Guarany (Espumoso), Brasil Futsal (Pelotas), ALAF ( Lajeado), Santa Cruz (Santa Cruz do Sul),  Cometa (Rodeio Bonito), ACBF (Carlos Barbosa), Assoeva (Venâncio Aires) e Guarani Futsal (Frederico Westphalen) e SER Canoense (Canoas).

 

Créditos: Aldoir Santos – Correio Vacariense

 

Alaides Paim – Assessora de Comunicação AVF – MTB 0018043/RS